Cópias piratas de ‘GTA V’ e mais jogos possuem malware de mineração de criptomoedas

Se você é um jogador de jogos de computador, observe: Um ou mais usuários mal-intencionados estão usando cópias crackeadas (pirateadas) de alguns jogos importantes para instalar malware no PC. A vulnerabilidade foi usada especificamente para minerar criptomoeda, e estima-se que o arquivo responsável ganhou 2 milhões de dólares americanos (convertidos diretamente para 9,8 milhões de reais).

O Avast descobriu o malware na última quinta-feira (25), quando usuários do Reddit disseram que o software antivírus da empresa instalado em seus PCs desapareceu misteriosamente. Desde então, a empresa descobriu que o Crackonosh foi usado para instalar o XMRig, um minerador de desempenho de CPU / GPU focado em criptomoedas – especialmente uma das moedas Monero mais populares.

A empresa de segurança se refere ao malware como “Crackonosh”. Depois de instalar o jogo infectado, ele não funcionará imediatamente. Pelo contrário, como acontece com muitos vírus, leva tempo para levantar suspeitas e pegar as vítimas desprevenidas. O malware só será acionado após algumas reinicializações, forçando o sistema a entrar no modo de segurança e invalidando todas as soluções antivírus. “O Crackonosh se instala substituindo arquivos críticos do Windows e usa as próprias medidas de segurança do sistema para minar suas defesas”, disse Daniel Beneš, analista da Avast. Ele acrescentou: “O malware se protege ainda mais desabilitando o software de segurança, atualizações do sistema operacional e usando outras técnicas de anti-varredura para evitar a detecção, o que torna a detecção e a remoção muito difíceis.”

De acordo com o Avast, além do pacote de expansão “The Sims 4”, pelo menos 10 jogos são afetados pelo Crackonosh.

Call of Cthulhu
Euro Truck Simulator 2
Fallout 4 Game of the Year Edition
Far Cry 5
Grand Theft Auto V
Jurassic World Evolution
NBA 2K19
Pro Evolution Soccer 2018
The Sims 4 e expansões
We Happy Few

“Enquanto as pessoas continuarem a baixar software crackeado, esse tipo de ataque continuará a trazer lucro para o invasor. A principal conclusão é que você não está realmente obtendo algo de graça. Quando você tenta roubar o software, é provável que alguém tentará roubar algo “, concluiu Beneš.

Fonte: gizmodo

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *