Jornada de Compra: o que é e como usá-la pra vender mais

Você já pensou na Jornada de Compra do seu Cliente?

A Jornada de Compra é um modelo usado para definir em qual estágio comercial o consumidor está, desde a descoberta do problema, avaliação das possibilidades, até finalmente o momento da aquisição. É basicamente o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar a compra.

Ela é composta por diferentes fases, que vão se aproximando cada vez mais do momento da compra. Essas fases geralmente são:

“aprendizado e descoberta”, onde o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou de um serviço;

“reconhecimento do problema”, quando o consumidor já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um problema ou oportunidade;

“consideração da solução”, onde o consumidor já mapeou algumas soluções possíveis e começa a avaliá-las. Nesse momento, ele deve considerar sua empresa como a melhor solução;

e “decisão de compra”, na qual após analisar as opções do mercado, é tomada a decisão e a compra pode acontecer.

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