Bug no Windows 11 faz alertas de segurança aparecerem sem parar

Recentemente, foi identificado um problema em uma atualização do Windows 11 que resulta em alertas de segurança aparecendo continuamente para os usuários toda vez que o sistema operacional é reiniciado. Esses alertas estão relacionados a um recurso chamado Autoridade de Segurança Local (LSA, na sigla em inglês), que é uma medida de proteção de dados, como credenciais, que impede acessos não autorizados à memória por meio de malware e outras explorações. Embora essa barreira de segurança venha ativada por padrão, a mensagem de erro sugere que ela está desativada.

Alterar a opção correspondente e reiniciar o computador não soluciona o problema, visto que a mensagem continua a aparecer repetidamente sempre que o PC é reiniciado. Apesar disso, o sistema LSA permanece ativo e operando conforme o esperado, mesmo que o alerta continue a ser exibido e exija interação do usuário, além de uma nova reinicialização que recomeça a sequência.

De acordo com um comunicado de suporte, a Microsoft confirmou que o recurso foi afetado por um bug e que, apesar do alerta persistir, ele permanece ativado nos sistemas afetados. Embora o problema pareça ter surgido após uma atualização lançada na última semana, há relatos de mensagens semelhantes aparecendo desde janeiro, o que representa uma grande inconveniência para os usuários que precisam lidar com alertas de segurança constantes durante a utilização do sistema operacional.

Por enquanto, não existe previsão de lançamento de atualização que resolva o problema. Enquanto isso, os próprios usuários encontraram uma mitigação que envolve a alteração do registro do Windows 11 e a modificação de dois valores para que o LSA seja reconhecido como ativado e o alerta de segurança não mais seja exibido.

Os usuários avançados que desejarem fazer isso devem acessar o Editor de Registro do sistema operacional e, no caminho HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlLsa, inserir duas entradas DWORD. Elas devem se chamar RunAsPPL e RunAsPPLBoot, com valores de 2 para as duas. Após uma nova reinicialização, a mensagem de erro não deve aparecer mais.

A especulação é de problemas relacionados a uma nova implementação do LSA no Windows 11, cuja proteção passará a ser ativada por padrão após os sistemas passarem por uma checagem de compatibilidade. Maiores detalhes não foram divulgados, mas a ideia da Microsoft é ampliar os sistemas de controle e proteção da plataforma contra o roubo de credenciais, além de lidar com recentes ofensivas cibercriminosas que tentam abusar das configurações de autenticação e privilégios nos PCs.

fonte: Reddit Windows Help

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *