Marketplace, social commerce ou loja virtual: qual a melhor forma de vender online?

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Nesse vídeo o Marcio Eugênio, CEO e sócio-fundador da D Loja Virtual, explica quais são as principais diferenças entre vender online e ter uma loja virtual. No conteúdo, são detalhadas as três principais formas de comércio eletrônico: marketplaces, vendas em social media e loja virtual.

Marketplaces
A primeira forma é vender na internet através dos marketplaces. Um marketplace é uma plataforma de vendas na qual diferentes pessoas/empresas podem vender seus produtos. Em troca de toda a estrutura e divulgação da plataforma é, geralmente, cobrada uma taxa sobre os produtos que você vai vender nele. Amazon, Mercado Livre, B2W, Magazine Luiza são alguns exemplos de marketplaces. As principais vantagens em optar por marketplaces são: Visibilidade, custo e aumento nas vendas. Como desvantagem temos margem menor de lucro, menor autonomia na gestão e maior concorrência na hora de exibir seus produtos.

Social Commerce
Outra modalidade de vendas é o social commerce. Esse modelo consiste em vender através de alguma mídia social – pode ser no Facebook, no Instagram ou no WhatsApp. É o famoso “tenho uma lojinha no Instagram”. Essa possibilidade vem crescendo nos últimos anos e o Facebook, através do Instagram e do WhatsApp, tem oferecido algumas ferramentas que auxiliam nesse processo.

As principais vantagens de vender pelo social commerce são o custo, que é bem baixo; a possibilidade de oferecer conteúdos visualmente poderosos para os seus públicos; e a comunicação personalizada, já que é possível se comunicar com o cliente de maneira muito pessoal, nada automatizada. As desvantagens são a falta de credibilidade, as barreiras na hora de gerir a operação e o fato de que ninguém, ou quase ninguém, entra em redes sociais especificamente para comprar.

Loja Virtual
Uma loja virtual é uma página na internet com um programa de gerenciamento de compras e pedidos no qual uma empresa pode oferecer e vender seus produtos. Existem diversas opções no mercado atualmente e nós recomendamos a Simplo7, plataforma que o Marcio utiliza na loja virtual dele, a Monnieri. As vantagens em vender através de uma loja virtual são: a gestão de processos; a segurança e comodidade para o cliente; e a integração com outras plataformas e sistemas. No sentido contrário, as desvantagens são o custo, que é mais elevado; e a necessidade de um planejamento preciso.

Essas são as três principais formas de atuar no ecossistema das vendas online. Cabe ressaltar que essas modalidades NÃO são excludentes: o lojista que busca ter êxito nas vendas online não deve excluir nenhuma dessas possibilidades e, para aumentar as vendas, deve atuar em todas as frentes. Justamente isso que o Marcio Eugênio faz em seu e-commerce, a Monnieri.

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Transformando o WhatsApp em uma máquina de vendas: https://www.youtube.com/watch?v=hCtGScQ-zAQ

5 dicas para tornar o Instagram uma máquina de vendas: https://www.youtube.com/watch?v=nHsOKCyKC74&t=295s

E-commerce do Zero a 1 Milhão: https://www.youtube.com/watch?v=7r7AJibm2ts

Simplo 7: https://www.simplo7.com.br/home

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